Últimas

O Belo Abandonado


Texto traduzido no final da página

O Belo Abandonado

O belíssimo prédio foi construído em 1908 na Avenida Eduardo Ribeiro esquina com a rua Teodoreto Souto, no centro de Manaus, para funcionar a Loja "Marius & Levy".

O imóvel de quatro pavimentos, foi todo revestido em cerâmica e tijolos na fachada, o que valoriza ainda mais o estilo eclético da construção do início do século XX.

Em 1921 o prédio passou a abrigar a Sede Central dos Correios e Serviços de Telegrafo e, em 1982, foi vítima de um violento incêndio, que abalou as estruturas do imóvel centenário. Segundo relatos da época, o empenho e dedicação da equipe do corpo de bombeiros naquele dia foi exemplar, mas não o suficiente para inibir a violência do fogo, que poupou apenas a fachada do imóvel.

O Belo imóvel, após o incêndio, foi reconstruído e recuperado mas, desta vez, não foi o fogo que levou ao péssimo estado em que se encontra hoje, sua restauração foi suspensa e o centenário imóvel está novamente em risco, encontrando-se em péssimo estado de conservação.

CEDPHA – Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas Nome Atribuído: Agência Central dos Correios e Telégrafos Processo de Tombamento: Decreto Nº 11.200, de 14/06/1988


Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  



ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.



Nenhum comentário