''Residencial Veneza” um produto da Usina de Falcatruas Encol
''Residencial Veneza” um produto da Usina de Falcatruas Encol
O Residencial Veneza é mais um empreendimento da Encol S/A que chegou na capital Amazonense no ano de 1988 e tinha seu escritório sede na rua Avenida Ministro João Gonçalves de Souza, nº 143 no Distrito Industrial, em Manaus. O Residencial Veneza foi construido na Rua Parque dos Franceses, por tras do Edificio Empire que fica na Av. Constantino Nery, bairro Chapada.
A Construtora Encol foi fundada na cidade de Goiânia no ano de 1961 pelo engenheiro Pedro Paulo de Souza, com um sistema agressivo e inovador de vendas. Diversificando a forma e maneira de negociar seus imóveis a empresa não demorou muito para se tornar umas das maiores do mundo na construção civil.
A Construtora Encol foi responsável pela construção de mais de 100 mil imóveis em todo o Brasil e tinha como característica o foco na elaboração de moradias para a classe média ou para famílias de uma renda menor.
De um lado um departamento comercial eficiente, de outro uma gestão financeira deficiente e duvidosa, somado a sonegação de impostos, escândalos frequentes de corrupção e com uma dívida acumulada de aproximadamente R$ 2,5 bilhões, fizeram com que a empresa decretasse falência em 1999 deixando um rastro pelo país de 710 obras inacabadas e mais de 42 mil famílias com pesadelos vendo ruir seu sonho da casa própria e ainda 23 mil pessoas desempregadas.
O engenheiro Pedro Paulo de Souza, proprietário da construtora, foi condenado a 4 anos e dois meses de prisão em regime semiaberto, chegando a ser preso em 2010, mas, por conta de um habeas corpus, saiu no mesmo dia devido ter na época a idade de 70 anos.
De acordo com Paulo Leão, da Massa Falida Encol, mais de 10 mil funcionários receberam o acerto, mas muitos não se habilitaram para receber, segundo Paulo Leão a empresa tinha suporte para quitação e afirmou: ‘’A Encol tem o suficiente para pagar a parte trabalhista toda. Tem gente que até hoje tem seu crédito parado na Vara de Uberlândia e não atenta em se habilitar aqui na massa falida para poder receber.’’ Afirmou Leão.
Para poder receber o ex trabalhador da Encol, tem que entrar na justiça Trabalhista para que o crédito seja apurado e ser habilitado na 11ª Vara Cível de Goiânia.
Para maiores informações de como se habilitar entre no site da Massa Falida Encol http://www.massafalidaencol.com.br/
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário