Últimas

Hotel Cassina Um Final Feliz

Texto traduzido no final da página
Hotel Cassina Um Final Feliz

O famoso e renomado Hotel Cassina, localizado na Rua Bernardo Ramos no centro da capital Amazonense, chegou a figurar no final do século XIX como um dos principais hotéis de Manaus, seu primeiro proprietário foi o italiano Andrea Cassina cujo nome batizou o empreendimento.

Em 1899 Andrea Cassina viajou para a Itália para cuidar de sua saúde, e admitiu como sócio do hotel o empresário Hernani Donati, que ficou a frente dos negócios até seu retorno, Cassina faleceu em 1905, desde então o prédio passou por diversos proprietários.

O registro mais antigo sobre o Hotel Cassina aparece em 1897,segundo o portal ''Minha Manaus Historias'', quando o nome do hotel surge no jornal Amazonas Commercial como sendo sede do Representante Geral do Amazonas da Sul América Companhia Nacional de Seguros de Vida do Rio de Janeiro.

Entre aproximadamente os anos de 1947 e 1952 o Hotel Cassina passou a ser conhecido como Cabaré Chinelo, ponto de referência da prostituição.

O Hotel Cassina em estilo Art Nouveau é uma herança do período da ''belle époque'' manauara, por conta do avanço econômico provocado pela riqueza proveniente da extração do látex (borracha) no Estado.

Hoje o prédio do antigo Hotel Cassina está restaurado e em 2020 foi entregue ao povo do Amazonas como Casarão de Inovação Cassina, um espaço de inovação e empreendedorismo para o Estado, com o objetivo de fomentar e desenvolver a inovação.

O Casarão de Inovação Cassina tem aproximadamente de 1.600 metros quadrados e oferece: laboratórios, salas de desenvolvimento de startups, salas de treinamento, mais de 50 estações de coworking, auditório e um belo espaço café no terraço.
Existem dois importantes imóveis históricos vizinhos do Cassina, também localizados na Rua Bernardo Ramos, que são o Casarão Amarelo e Casa São Vicente, ambos já estão na fila para receberem o mesmo tratamento do Cassina, estão ansiosos para serem restaurados e embelezar ainda mais nossa querida Manaus.

Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  - Atualizados com fotos internas da Prefeitura de Manaus e fotos do prédio antigo do Google



ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Nenhum comentário