Palácio Rio Branco
O Palácio Rio Branco está situado no centro histórico da cidade de Manaus, junto a Praça Dom Pedro II, inserido nas proximidades da área na qual foi realizada, em 9 de novembro de 1823, a adesão do Amazonas à Independência do Brasil pelos líderes políticos da época.
O Belíssimo edifício, começou a ser erguido no início do século XX, entre os anos de 1905 e 1938, com seu estilo eclético, ele se impõe como um dos prédios de maior relevância arquitetônica na paisagem urbana da cidade, nos remetendo às riquezas e ao crescimento do estado no auge do ciclo da borracha, a tão conhecida ''belle époque" manauara.
O palácio foi projetado para abrigar a Chefatura da Polícia, mas nunca serviu a este fim, e logo após a conclusão da obra, ficou sob a responsabilidade da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, que somente na década de 1970, passou a ocupar o imóvel.
No ano 2000, o Poder Legislativo, através de comodato, cedeu o edifício para a Secretaria de Cultura do Governo do Estado para a criação de um Centro Cultural voltado aos estudos da história política amazonense.
O Centro Cultural apresenta hoje, ao público, uma exposição de caráter permanente que conta a história da trajetória da cidade no tempo da província (1852-1889) e desde a implantação do Estado do Amazonas em 1889, e ainda disponibiliza uma biblioteca especializada em história política.
O Palácio Rio Branco ainda mantém o Gabinete do Presidente da AssembleiaLegislativa, instalado na Sala Cônego Azevedo, que foi o primeiro presidente da Assembleia Legislativa da Província do Amazonas no ano de 1852, sendo composto de mobiliário em estilo manuelino e está preparado para servir ao presidente do legislativo em eventos oficiais, especialmente recepção a autoridades políticas e diplomáticas.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário