Últimas

Usina Chaminé

Texto traduzido no final da página
Usina Chaminé

O prédio do Centro Cultural Usina Chaminé localizado na Av. Lourenço da Silva Braga, no Centro da cidade de Manaus foi construído em 1910, pela empresa inglesa Manaós Improvements, concessionária de serviços de saneamento, contratada pelo governo estadual a partir de 1906.

O belíssimo prédio com características neo-renascentistas ostenta uma chaminé de 24 metros de altura, construída com tijolos compactos refratários e coroada por um chapecó em ferro moldado.

No início do século XX o imóvel foi construído com a finalidade de ser uma usina de tratamento de esgotos da cidade e, somente em 1988, após longo período de abandono, a edificação foi tombada como monumento histórico do Amazonas. Cinco anos após o tombamento, o complexo foi reformado, passando a funcionar como Centro de Artes Chaminé, abrigando ainda a Pinacoteca do Estado.

O imóvel recebeu uma nova reforma, em 2002 quando passou a ser chamado de Usina Chaminé, sua reinauguração foi marcada como uma das ações do Programa de preservação da natureza e da memória cultural e histórica do Amazonas.

Hoje além de uma exposição de artefatos arqueológicos, a Usina Chaminé oferece uma sala de ensaio para o Balé Folclórico do Amazonas, um espaço para o Laboratório de Arqueologia Alfredo Mendonça e para a sala Jerusa Mustafa, que é destinada a exposições de artes visuais itinerantes, como também abriga o acervo do espaço criança que em seus três ambientes possui equipamentos adaptados ao público infantil.

Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  


ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Nenhum comentário