Últimas

Magistratura em Degradação

Texto traduzido no final da página
Magistratura em degradação

Esse prédio em estilo “mourisco” já abrigou a família de um banqueiro (dono do Banco Manaós), a Reitoria da Universidade Federal do Amazonas (quando da sua criação em 1960) e por último, foi sede da Escola Superior da Magistratura do Amazonas a ESMAN. Hoje é visível o estado de abandono do imóvel, de relevante importância para história da cidade, com escadas quebradas, forros corroídos e livros espalhados pelo chão.

O prédio, protegido por lei, de responsabilidade da Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, está fechado a décadas e faz parte da lista de prédios abandonados da cidade de Manaus. Mas guarda, ainda, alguns objetos dos tempos áureos, como livros e alguns móveis da época que, segundo informações, estão em péssimo estado de conservação.

A bela construção centenária de dois pavimentos, que fica localizada na esquina da rua Ferreira Pena com rua Simão Bolivar, 248 no entorno da Praça da Saudade, no centro de Manaus, foi construída em 1908 por um rico seringalista que ganhou muito dinheiro com o suor e a morte de muitos caboclos e nordestinos que se embrenharam na Amazônia em busca do látex.

 Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  



ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Nenhum comentário