Escola Estadual Ribeiro da Cunha
Escola Estadual Ribeiro da Cunha
A Escola Estadual Ribeiro da Cunha é um imóvel de dois pavimentos. Com seis salas, ostenta em sua bela fachada, seis janelões e uma bela escadaria que leva ao elegante portal datado de 1925, sendo sua localização na rua Silva Ramos, no centro de Manaus.
O prédio começou a ser construído pelo governador Antônio Constantino Nery no início do século XX em 1906, mas as obras ficaram paralisadas por quase 20 anos.
Somente em 1925 é que o interventor Alfredo Sá reativou essa edificação em razão, principalmente, de existir apenas uma instituição de ensino naquela área, sendo inaugurado como Grupo Escolar Presidente Bernardes. Em 1931 recebeu a atual denominação de Grupo Escolar Ribeiro da Cunha.
Finalmente em 1988, por meio do Decreto 11.194 de 14 de junho, o imóvel foi tombado pelo Conselho Estadual de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico do Amazonas.
O médico maranhense Manoel José Ribeiro da Cunha falecido em 1926, não deve estar nada satisfeito com o estado caótico em que se encontra o belo imóvel.
Matéria atualiza e revisada em 09 de abril de 2024 a produção do Manaus Abandonada foi até o local onde foi verificado que imóvel se encontra em reforma.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
Nenhum comentário