Paço da Liberdade
Paço da Liberdade
O Paço da Liberdade (nome oficial do edifício) ou ainda Palácio dos Presidentes como é conhecido, está localizado na região mais antiga da capital amazonense, o bairro de São Vicente. Foi ali onde tudo começou, foi ali que teve início o processo de urbanização da cidade e o local faz parte do centro histórico de Manaus.
O imóvel de arquitetura neoclássica, sendo o primeiro nesse estilo em Manaus, apresenta uma fachada frontal simétrica, com frontão, platibanda e colunas também em estilo neoclássico, abriga, atualmente, o Centro de memória da cidade, um museu que conta a história das várias fases do desenvolvimento da capital.
O prédio, datado de 1871, ano em que foi lançada a pedra fundamental, abrigou, em 1876, a sede do governo da Província do Amazonas, logo após a Proclamação da República no Brasil.
O famoso e charmoso imóvel serviu também, como residência do presidente da Província de 1874 à 1889 e de governadores do Estado por quase três décadas, entre os anos de 1889 a 1917, e a partir desta data até 1998 abrigou a administração municipal de Manaus.
Com a mudança da sede administrativa municipal para outro prédio, o histórico imóvel ficou vários anos ocioso, sendo reaberto apenas em 2012, como centro cultural.
Os anexos construídos depois da consolidação original da edificação foram demolidos, os pisos em tabuado de madeira e mármore travertino passaram por uma restauração, os forros ornamentados foram reconstruídos e as fachadas, reparadas. Todo o sistema elétrico, de circuito interno e de combate a incêndio, foi substituído e adequado, além do sistema de climatização, que foi instalado por todo edifício.
Hoje, o Paço da Liberdade abriga o Museu da Cidade de Manaus, tem oito salas de visitação que retratam a vida cotidiana, a identidade e a cultura das gerações passadas por meio de exposições de longa e curta duração.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário