Vila Jorgete meu refúgio
Texto traduzido no final da página
Vila Jorgete meu refúgio
A rua Lauro Cavalcante, no centro da cidade de Manaus, leva o nome do Dr. Lauro Cavalcante, um médico da capital Amazonense e fundador do Atlético Rio Negro Clube que recebeu esta homenagem da Intendência Municipal de Manaós em 24 de outubro de 1917.
É na pacata rua Lauro Cavalcante que ainda resiste a centenária Vila Jorgete, vila de casas que nem o veloz crescimento da cidade nem a preferência de alguns moradores por condomínios muda o estilo de vida de quem mora na referida vila.
Com as fachadas cobertas de cerâmicas portuguesas, comum do início do século XX, nas obras de descendentes lusitanos da época, as 4 casas da frente da Vila ostentam quatro belíssimas portas e janelões com guarda-corpos de ferro e charmosas ''pestanas''.
A Vila Jorgete, apesar da falta de manutenção adequada e sobreviver a um sério incêndio na noite de 7 de agosto de 2012, onde 7 das suas 16 casas foram devoradas pelo fogo, ainda resiste heroicamente servindo de abrigo a várias famílias.
Após o ocorrido a charmosa Vila recebeu uma nova pintura, mas 4 de suas casas se encontram em ruínas e para agravar ainda mais a situação, existe uma briga judicial para decidir quem é de fato e de direito o proprietário da Vila Jorgete.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
Nenhum comentário