Museu Casa Eduardo Ribeiro
Museu Casa Eduardo Ribeiro
Depois de um longo período de abandono e descaso, o casarão em alvenaria de pedra e tijolo, com três pavimentos, construído em dois terrenos na Rua São Clemente, 322 onde viveu o governador Eduardo Ribeiro e a família do engenheiro Bretislau de Castro (1907 a 1961), ano em que o imóvel foi adquirido pelo Governo da União Federal.
O casarão passou décadas de total abandono e em 2002, foi cedido ao Estado do Amazonas por meio de comodato, com a finalidade de recuperação da memória da cidade.
O museu foi inaugurado em 18 de março de 2010, com a proposta de recuperar a história pessoal, militar e administrativa do maranhense, Eduardo Ribeiro que foi considerado o grande transformador da capital amazonense.
O museu apresenta exposição permanente de mobiliário residencial de época, objetos de uso pessoal e de arte que procuram recriar o modo de vida do final do século 19 e início do século 20, época em que ele viveu.
Segundo relatos uma intrigante curiosidade afirma que Eduardo Ribeiro era esquizofrênico e somente seus empregados sabiam, e aos 38 anos de idade, foi encontrado morto na cadeira de balanço, enrolado ao pescoço um mosquiteiro, foi quando o segredo de sua esquizofrenia foi revelado.
O museu foi restaurado pela Secretária de Cultura do Amazonas e em seu térreo abriga a sede da Academia Amazonense de Medicina em decorrência de ter servido por um bom tempo ao Conselho Regional de Medicina AM.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
Nenhum comentário