O Palacete da Praça da Saudade
O Palacete da Praça da Saudade
O palacete construído no início do século XX entre os anos de 1907 e 1908, cravado na esquina das ruas Ramos Ferreira e Ferreira Pena, na Praça da Saudade na capital amazonense, foi de propriedade do coronel Afonso de Carvalho. Em 1933 passou ser de propriedade do conhecido e respeitado médico Dr. Fajardo, onde o Palacete sediou o Hospital Infantil Casa Dr. Fajardo, o imóvel chegou a ser sede da Faculdade de Engenharia da Universidade do Amazonas.
O belo Palacete passou ser de propriedade do empresário Adaiton Cabral, onde o local foi utilizado para abrigar a administração de algumas de suas empresas, mas, logo depois foi alugado para Prefeitura Municipal de Manaus.
Logo após o término do contrato de locação o prédio ficou por décadas em total abandono e somente no final do ano de 2012 voltou a ser o protagonista da Praça da Saudade, quando foi totalmente restaurado.
O Palacete foi construído já no início da decadência do ciclo da borracha, mas com toda fortuna investida em sua construção foi um belo presente deixado para os manauaras.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
Nenhum comentário