Janelas de Vidro Fumê
Texto traduzido no final da página
Janelas de Vidro Fumê
Palacete Mattos Areosa como é conhecido o belíssimo sobrado construído em 1909, localizado na esquina das ruas Monsenhor Coutinho e Tapajós no centro da capital amazonense, é considerada uma das construções mais relevantes do período áureo da borracha.
Construído em uma esquina retangular e com uma tendência ao Ecletismo (combinação de diferentes estilos arquitetônicos históricos), o projeto foi generoso nas janelas, todas com pestanas e algumas com guarda corpos de ferro fundido, a fachada exibe estrias recortadas na alvenaria até o limite do porão alto.
Em dezembro de 1927 o sobrado foi comprado pelo Comendador Antônio Duarte de Mattos Areosa um português comerciante proprietário da Mattos Areosa & Cia e pai de Danilo de Mattos Areosa, que foi o Governador do Estado entre 1967 e 1971.
Em 1965 o imóvel foi comprado pela Universidade do Amazonas, que no local passou a ministrar os cursos de Filosofia, Ciências e Letras.
No final da década de 80 o sobrado teve sua fachada restaurada e suas esquadrias superiores foram substituídas por panos de vidro fumê e tiras metálicas de vermelho-bombeiro, o que foi muito criticado por especialistas, alegando que tal alteração agrediu a aparência e o estilo histórico do sobrado. Desde então, o imóvel sedia o Centro de Artes “Hanemann Bacelar”, da UFAM.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi - Atualizados com fotos internas da Prefeitura de Manaus e fotos do prédio antigo do Google
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário