Últimas

Palacete Nery

Texto traduzido no final da página

                                     
Palacete Nery

O Palacete Nery como é conhecido está localizado na esquina da Avenida Joaquim Nabuco com a Rua dos Andradas, nº 278 no Centro da cidade de Manaus, ele foi erguido no final do século 19 e seu projeto foi assinado pelo engenheiro Filinto Santoro, falecido em 1927. O belíssimo imóvel foi construído no final do século 19 e, entre outras finalidades, abrigou a família do Governador Silvério José Nery entre 1900 e 1904.

O prédio é de arquitetura neoclássica sendo que a fachada principal de frente para Rua Joaquim Nabuco apresenta cinco janelões com guarda corpos de ferro e púlpito com vergas retas, sendo a do centro e as das extremidades coroadas por frontões triangulares e o porão apresenta treze janelas quadradas com seis espalhadas pela fachada principal e sete janelas pela rua dos Andradas, que ainda exibe sete janelões, sendo que as duas das extremidades com guarda corpos e, na platibanda da esquina, ostenta orgulhosa a data de 1899.

Como curiosidade, no ano de 1906 o Palacete hospedou Presidente Afonso Pena, ele foi o primeiro presidente da República a visitar o Amazonas, o qual veio a Manaus para o lançamento da pedra fundamental do edifício da Alfândega. Em 2009, o jornal “A Crítica”, publicou uma matéria, da jornalista Ana Célia Ossame, onde dizia que os proprietários estariam vendendo o imóvel por R$1,3 milhões.

O belo Palacete viveu por alguns anos em situação de completo abandono, mas felizmente, seu projeto de reforma foi aprovado em 2013, levando à inclusão na reforma de itens de reforço estrutural, sendo que a licença expedida para a reforma abrangeu uma área total de 929,71 metros quadrados. A atual proprietária do imóvel, Dna. Alda Edna, pretende alugar o imóvel ou usá-lo como galeria.

Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  - Atualizados com fotos internas da Prefeitura de Manaus e fotos do prédio antigo do Google



ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.


Nenhum comentário