De Manaus-Liverpool as Ruínas
Texto traduzido no final da página
De Manaus - Liverpool em Ruínas
O Booth Line foi construído em meados do século XIX na área central da cidade de Manaus, na Av Floriano Peixoto, próximo ao porto Rodway, um complexo com 17 edificações com até 4 pavimentos que foram inspirados na arquitetura portuguesa.
Os irmãos Alfred e Charles Booth foram os fundadores da empresa de navegação marítima Booth Line, uma companhia inglesa de navegação que fazia o percurso Manaus-Liverpool e que surgiu em um momento de maior desenvolvimento econômico e social do estado do Amazonas no período do ciclo da borracha.
O complexo tem como curiosidade o fato de que sua construção pelos irmãos Alfred e Charles Booth, se deu próximo ao Forte de São José da Barra do Rio Negro, construído para proteger a cidade contra a invasão dos espanhóis.
Os prédios das empresas Boot Steamship Co. ou Booth Line como ficaram conhecidos, abrigaram várias empresas inclusive a primeira agência do Banco do Brasil em Manaus e entre elas o Lloyd Brasileiro, Tribunal de Contas do Estado, Manaós Tramsway and Eletric Ligth Company, entre outras.
Até 1889, umas 15 cidades já dispunham de energia elétrica no Brasil. D. Pedro II havia fechado contrato de exclusividade com Thomas Edison para eletrificação. Aí veio a república, Eduardo Ribeiro veio a ser governador e lançou o edital em 1895. O homem que detinha a conceção da telefonia, Heleodoro Jaramillo, ganhou a licitação. Ele tinha a informação privilegia sobre o processo e enviou a melhor proposta em parceria com a General Eletric.
Depois de vencer a licitação, ele repassou a mesma a empresa americana Manaós Eletric Lighting. Ela operou de 1896 a 1902, depois virou estatal e ficou até 1908 como Serviços Elétricos do Estado. Em 1908 Os Ingleses compraram, juntamente com a empresa de bondes, a qual ficou denominada como Manaós Tramsway and Eletric Ligth Company. Os bondes começaram com tração animal, em 1890 eram a vapor e no final da década eram elétricos.
Em Manaus tem essa crença de ser a 1ª ou 2ª a ter energia elétrica no Brasil, mas isso não é verdade, deve ter sido a 17ª ou 18ª, assim no final do ano comemoraremos 126 anos de energia elétrica na capital amazonense.
Prédio: Booth Line
Localização: AV. Floriano Peixoto
Abandono: A mais de 40 anos
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário