O elegante ''Palácio Rio Negro''
Texto traduzido no final da página
O elegante ''Palácio Rio Negro''
O elegante ''Palácio Rio Negro'', situado na Avenida Sete de Setembro no centro a capital amazonense tem estilo eclético e foi construído no início do século XX.
O palacete começou ser construído em 1903 pelo arquiteto italiano Antônio Jannuzzi, e teve as obras finalizadas em 1910, mas somente em 2011 foi oficialmente inaugurado, batizado como ''Palacete Scholz’‘ e entregue ao proprietário o seringalista e comerciante considerado o Barrão da Borracha o alemão Waldemar Scholz para ser sua residência particular. O palacete é um dos prédios mais emblemáticos desse período, que marcou a economia do Estado.
Devido à queda do preço da borracha o comerciante Waldemar Scholz teve que hipotecar o imóvel ao coronel Luiz da Silva Gomes, por 400 contos de réis e logo em seguida o palacete foi arrendado para residência do governador, e em 1917 foi vendido para o governo do estado para tornar-se sede do Poder Executivo estadual e residência oficial do governador do estado Pedro de Alcântara Bacellar, quando passou a ser chamar Palácio Rio Negro.
Em 3 de outubro de 1980, belíssimo palacete foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico do Estado do Amazonas. Ao longo dos anos, foi transformado em Centro Cultural, foi reformado, restaurado, com seus salões adaptados para recitais, exposições, lançamento de livros e diversas atividades culturais, e em virtude de sua beleza arquitetônica e relevância histórica o espaço mantém, ainda, um gabinete de despachos para o governador e a agenda aberta para atos oficiais, quando necessário.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário