Faculdade de Direito do Amazonas, do Glamour ao Abandono
Faculdade de Direito do Amazonas, do Glamour ao Abandono
O charmoso prédio localizado na rua Coronel Sérgio Pessoa, 147 na Praça dos Remédios, foi construído entre 1904 e 1907 para abrigar o antigo Grupo Escolar Silvério Nery.
Prédio em estilo eclético com predominância de elementos barrocos, visível na mistura de estilos arquitetônicos evidentes nos seus dois pavimentos e com uma apurada e generosa decoração nas fachadas, ostentando 3 portas na entrada principal, e pestanas arredondadas e decoradas espalhadas por todo o imóvel.
Essa nova versão aconteceu na remodelação que teve no início em 1934, onde foi construído o segundo pavimento, com intensão de adaptá-lo à Faculdade de Direito do Amazonas, que instalou-se no local em 1938. A lendária instituição superior de ensino teve origem na pioneira "Escola Universitária Livre de Manaós", criada em 17 de janeiro de 1909.
A Instituição Superior de Ensino permaneceu neste edifício por mais de meio século quando saiu em 2004 para as novas instalações na Cidade Universitária (UFAM). Este histórico prédio também abrigou a sede da reitoria da Universidade Federal do Amazonas entre 1962 e 1965.
O imóvel foi tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado em 1988, e atualmente o prédio encontrasse em estado de completo abandono, com portas e janelas danificadas, escadas e corrimões precisando de manutenção, com sua pintura pixadas por vândalos e seus belos gradis sendo corroídos pela ferrugem. Faculdade de Direito do Amazonas, do glamour ao abandono.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário