Últimas

Palacete Guabiraba

Texto traduzido no final da página

Palacete Guabiraba

O Castelinho onde funcionou a antiga Sede da Imprensa Oficial do Amazonas, localizado na rua Leonardo Malcher, nº 1071 já teve seu momento de ''glamour'', isso em 1911 no início do século passado onde tem os registros das referências mais antigas de sua construção.

O nome oficial de “Palacete Guabiraba”, é uma homenagem a Pedro Guabiraba, Promotor Público, Chefe de Polícia da capital e seu primeiro proprietário, mas o nome popular é Castelinho, por ser considerado um patrimônio histórico do Estado.

Logo em 1913, segundo registros no Jornal do Comercio de 02/08/1913, o Palacete Guabiraba passou a funcionar como Colégio Nossa Senhora de Nazaré, que além de escola, o prédio também foi utilizado como residência da família Paula Gonçalves e, mais tarde, de Maria Theodora Gonçalves Angarita.

Somente em 1957, no Governo de Plínio Ramos Coelho, o Castelinho foi adquirido para funcionar como sede da Imprensa Oficial do Estado. E para receber todo o maquinário para o funcionamento, foi necessário construir um pavilhão na parte de trás do imóvel, com a entrada pela rua Doutor Machado, que funciona há mais de seis décadas como sede desse órgão.

A Imprensa Oficial, que entre outros serviços edita o Diário Oficial do Estado, funcionou neste prédio até o ano de 1990. Atualmente essa edificação histórica está abandonada, degradada pelo tempo e aguarda uma restauração do Iphan, o qual tinha para o referido imóvel o projeto para ser o Museu Gráfico do Amazonas.

Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  


ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Nenhum comentário