Últimas

Academia Amazonense de Letras

Texto traduzido no final da página
Academia Amazonense de Letras

O belíssimo prédio localizado na Rua Ramos Ferreira esquina com a Rua Tapajós, foi construído na gestão estadual de Eduardo Ribeiro entre 1891 e 1896. O imóvel abrigou uma das unidades da Escola Modelo, que eram unidades educacionais criadas naquela gestão para atender a remodelação do sistema educacional feita pelo então governador.

O imóvel foi inaugurado em 1895, já a Academia Amazonense de Letras foi fundada em 1º de janeiro de 1918, a qual funcionou inicialmente no Instituto Universitário de Manaus, e tinha como presidente Djalma Batista, mas somente em 1934 o charmoso imóvel da Ramos Ferreira, passou a abrigar até os dias atuais a sede da Academia.

A doação do imóvel ocorreu em 1935, mas somente em 3 de outubro de 1988 através do Decreto nº 8.218, o Prédio foi tombado como patrimônio histórico e teve sua última reforma em 2010, o qual conservou os aspectos estruturais e decorativos originais da época de fundação.

Arquitetonicamente, pertence ao repertório eclético e segue o mesmo estilo de outro prédio construído na então Avenida Camaçari, hoje Avenida Carvalho Leal, no bairro da Cachoeirinha, e que abriga desde a sua construção a Escola Estadual Euclides da Cunha.

Atualmente a Academia Amazonense de Letras encontra-se reestruturada e aberta ao público em seus dias de atividades culturais.

Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  


ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Nenhum comentário