Palacete Beça, um jovem Senhor de 109 Anos
Texto traduzido no final da página
Palacete Beça, um jovem Senhor de 109 Anos
Palacete Beça-Vaz d´Oliveira, construído em 1914, situado à Rua Dr. Almino, no antigo bairro dos Remédios, ostenta em seu belo portão de ferro fundido as iniciais de seu construtor e proprietário original que nela residiu até agosto de 1924, o coronel Ascendino Barros, sócio do importante firma “J. Soares & Cia.
Em 1935, a propriedade Beça Vaz teve outro ilustre morador, que ocupou o imóvel por várias décadas e que por coincidência tinha as mesmas iniciais, o português Aníbal Augusto de Madureira Beça, também sócio da empresa "J. Soares" e da "Eletro-Ferro Construções S. A".
O Belo Palacete de dois pavimentos abriga internamente, amplos cômodos com assoalhos em acapu e pau-amarelo, sendo um exemplo vivo de conservação e perfeitamente habitável até os dias atuais. O imóvel se destaca até hoje, entre as mais importantes e relevantes construções residenciais construídas no Ciclo da Borracha.
Em 2001 faleceu o Comendador Vaz D´Oliveira, então, a Secretaria de Cultura do Estado (SEC), por meio de contrato de comodato de cessão gratuita firmado com os herdeiros, fez com que o Palacete abrigasse a “Biblioteca Infantil Dr. Emídio Vaz d´Oliveira”, que funcionou até 2017, quando o imóvel foi novamente entregue a seus proprietários.
O Palacete Beça-vaz d´Oliveira, além de seu belo e cuidado jardim, com seus azulejos, assoalhos e cerâmicas preservados, chega aos 23 anos do século 21 em ótimo estado de conservação.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário