Últimas

O jovem de 113 Anos

Texto traduzido no final da página

O jovem de 113 Anos

Palacete da Rua Barroso de dois pavimentos construído entre os anos de 1909 e 1910, bem na esquina entre as Ruas Barroso e Vinte e Quatro de Maio, com projeto especialmente elaborado para servir como residência do médico Francisco da Costa Fernandes, um dos fundadores da Universidade Livre de Manaós em 17 de janeiro de 1909.

No início década de 60 o belo imóvel chegou a apresentar sinais de abandono por falta de manutenção decorrentes da crise existente no Estado do Amazonas.

O palacete é um dos mais belos projetos relevantes da chamada época áurea da Borracha, já na entrada se destaca os detalhes em seu ornamentado gradil e no seu exótico telhado de ardósia de coloração esverdeada em estilo francês.

Por curiosidade, o palacete também abrigou o desembargador Manuel Osório de Sá Antunes e depois ao longo dos anos serviu aos Consulados de Portugal e do Peru e já na década dos anos 1970, foi a sucursal amazonense da "Aliança Francesa", que utilizou o imóvel até o ano de 1990.

Um projeto único em toda capital manauara, hoje graças ao respeito a história do Amazonas o palacete encontra-se preservado por parte de seus proprietários.

Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi  - Atualizados com fotos internas da Prefeitura de Manaus e fotos do prédio antigo do Google



ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.

Nenhum comentário