Conservação da História
Texto traduzido no final da página
Conservação da História
O prédio do Centro de Arqueologia de Manaus (CAM), localizado na Avenida Sete de Setembro no Centro Histórico de Manaus, abrigou entre os anos de 1971 a 2006 a antiga Câmara Municipal de Manaus.
Logo após a desocupação da câmara o imóvel ficou abandonado por aproximadamente 10 anos. Neste triste período, o imóvel foi restaurado e entregue oficialmente para prefeitura de Manaus em 23 de dezembro de 2020, porém sua reinauguração se deu somente no ano seguinte, depois de serem cumpridas todas as exigências de equipamentos e das mobílias listadas pelo Iphan-AM.
Depois de ter sido devidamente vistoriada, o CAM pôde receber autorização para sua inauguração oficial. A obra recebeu o nome do ex-vereador e ex-deputado estadual Miquéias Matias Fernandes, político atuante na década de 1980.
O charmoso casarão que ostenta em sua belíssima fachada seis janelões com seus tradicionais guarda corpos e todos com suas pestanas arredondadas, deixa uma assinatura clássica presente na maioria das construções da Belle Époque Manauara.
Por curiosidade, parte das paredes das Salas de Exposição e da Sala de Palestras, deixa exposto o sistema construtivo de alvenaria em pedras de mão tipo arenito Manaus. O espaço conta ainda com laboratórios e um mezanino como extensão à sala de estudos e acesso à internet, disponíveis para pesquisa e um acervo bibliográfico para consulta.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi - Atualizados com fotos internas da Prefeitura de Manaus e fotos do prédio antigo do Google
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário