INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DO AMAZONAS - IGHA
INSTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DO AMAZONAS - IGHA
O Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, ou IGHA foi fundado em 25 de março de 1917, situa-se na Rua Bernardo Ramos, 117, com fundos para a Rua Frei José dos Inocentes, em um prédio de dois andares no centro antigo de Manaus.
O local é chamado por muitos como “A Casa de Bernardo Ramos” – Bernardo de Azevedo da Silva Ramos (1858/1931) foi o fundador, organizador e primeiro presidente.
O Instituto foi fundado com estímulo e coragem por ilustres amazonenses. Ademais, à época, à frente do Governo do Estado do Amazonas estava o Dr. Pedro de Alcântara Bacelar que, num gesto digno de reconhecimento e gratidão por todas as gerações, reconheceu o imóvel, como sede própria, pelo Decreto nº 1.1919, de 18 de abril de 1917, o qual serve de sede até os dias atuais.
O acervo do instituto contém documentos legais, folhetos, revistas e jornais. Esses documentos são da época provinciana e dos primeiros anos da Primeira República. Grande parte do acervo é inventariado e higienizado.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário