A História Viva em Contos e Livros
A História Viva em Contos e Livros
O belo sobrado de dois pavimentos e com características arquitetônicas ecléticas, eminentemente lusitanas, situado na rua Monsenhor Coutinho, 529 no coração da capital amazonense, foi construído no início do século XX, e teve sua inauguração em 1908, para abrigar a sede da Liverpool School of Tropical Medicine, que foi a primeira no mundo dedicada à pesquisa e ao ensino da medicina tropical.
Em 1980 abrigou o famoso botequim Pinguim que se tornou ponto de encontro dos manauaras. Depois da passagem do famoso bar, o sobrado passou por maus momentos e devido a seu estado de abandono, como medida emergencial, foi erguida uma vedação em tijolo cerâmico para obstruir os vãos de acesso ao térreo.
As patologias mais críticas localizavam-se nas paredes das fachadas que, por ausência de manutenção, tornaram-se locais de proliferação da vegetação, cujas raízes profundas comprometeram o reboco e os elementos ornamentais. Somente na década de 90 o sobrado recebeu sua primeira reforma, quando em 1997 foi transformada na Biblioteca Municipal de Manaus.
A merecida revitalização, se deu somente entre 2019 e 2020 onde sua estrutura original, datada de 1908, foi aproveitada ao máximo. No detalhe, as telhas tipo Marselha passaram por limpeza, restauração e reposição das peças que faltavam, e já os lambrequins de madeira, característicos da decoração heráldica muito utilizados por imigrantes italianos, ucranianos, alemães e polacos do sul do país, foram resgatados através de uma foto de arquivo antiga.
O histórico sobrado que hoje abriga a Biblioteca Municipal João Bosco Pantoja Evangelista, foi adaptado para receber o acervo Amazônico, composto por 32 mil exemplares, entre livros, periódicos e documentos especiais, como obras raras datadas do século XVII, além de materiais de inclusão em braile e audiolivros, integrando o Sistema Nacional de Bibliotecas.
Integrante do SNBP - Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, o espaço recebeu esse nome em homenagem ao professor, escritor, poeta e jornalista João Bosco Pantoja Evangelista, que foi um dos fundadores do Clube da Madrugada e da União Brasileira de Escritores - UBE do Amazonas.
Manaus Abandonada/Todos os direitos reservados - Edição e fotos: Domingos Petroceli - Fotos aéreas: Lucas Petroceli -Produção: Paulo Ioppi
ABAIXO DÊ SUA OPINIÃO SOBRE A QUALIDADE DO CONTEÚDO QUE VOCÊ ACESSOU.
Nenhum comentário